segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Sua Empresa valoriza os colaboradores?


3 sintomas de empresas que não valorizam seus funcionários

Por Gabriel Galvão
A cada dia vemos aumentar o número de empresas inovadoras e que adotam formas modernas de gestão de pessoas. Não é só a revolução das redes sociais que está trazendo dinamismo às organizações; as novas gerações de gestores, que agora estão assumindo o comando de muitas empresas influentes, estão trazendo novo fôlego e novo pensamento para a gestão de pessoas. Mas nem tudo são flores…
Ainda existem muitas empresas engessadas e que conservam um tradicional modo de conduzir a gestão de pessoas, considerando sempre os funcionários como bonecos dentro de um sistema onde o manipulador é o gestor. Essa forma de pensar e agir deve acabar, se não por uma “evolução forçada”, provocada pelo novo tipo de consumidor, mas também pelo reconhecimento de que melhorar a gestão de pessoas significa também melhorar a lucratividade da organização.

Como reconhecer uma empresa que não valoriza seus funcionários?

Resolvi apontar 3 sintomas básicos que indicam que uma empresa não dá o devido valor à gestão de pessoas. Veja se você já foi submetido a alguma das situações:

1 -Não dão qualquer autonomia ao colaborador

Detesto quando vou numa empresa, não importa seu tamanho, e quando apresento meu problema ao funcionário, ele diz: “Isso é com a gerência”“Tenho que falar com o meu chefe” ou “Não sei, vou perguntar pro meu supervisor”. Ele nunca consegue fazer nada sozinho, mas isso não é culpa dele e sim da (falta de) gestão de pessoas na sua empresa. Geralmente quando acontece isso ou o superior do indivíduo não está ou demora muito para responder ou resolver a coisa. Se você não tem autonomia para resolver nada no seu trabalho, você está engessado!
A concessão de certa autonomia aos funcionários, especialmente os que lidam diretamente com o cliente, ajuda a agilizar os processos, tanto dentro da empresa quanto para o cliente.

2 – Matam o espírito empreendedor dos colaboradores

Tem empresas que simplesmente proíbem das pessoas terem boas ideias. Elas cruelmente acabam com qualquer atitude empreendedora que seus funcionários tenham, talvez com medo deles ascenderem na carreira ou de bolarem algo tão legal que queiram implementar a ideia fora da empresa e se tornarem seus concorrentes.
Estimular o empreendedorismo interno é uma ótima forma de endomarketing e que mostra que a empresa sabe lidar com a gestão de pessoas da forma certa. Além do mais, uma boa ideia de um colaborador pode gerar muito lucro quando bem aproveitada.

3 – Não ouvem os colaboradores

Existem empresas que se fazem de surdas. Por mais que o funcionário reclame que o salário está abaixo da média, que existe muito serviço para ele, que o cafezinho sempre está frio (trabalhar tomando café frio não dá, né?), que a sala está quente demais, enfim, de que as condições do ambiente de trabalho precisam melhorar para que o desempenho dele também melhore, o nível estratégico dessas organizações prefere fingir que não escutou e desconsiderar a gestão de pessoas. Em parte por acreditar, erradamente, que essa é uma boa forma de conter custos; em parte por achar que o funcionário está de manha e reclama sem razão.

Se você trabalha numa empresa que tem…

  • 1 das características: é bom ficar esperto e repensar quanto tempo mais vale a pena continuar lá;
  • 2 das características: use suas redes de contatos para conseguir indicações para testes em outras;
  • Todas as características: se você puder, saia dela o quanto antes! Tenha certeza de que se desenvolver profissionalmente em uma organização assim é algo praticamente impossível, a não ser que você seja sobrinho do dono.
Gestão de pessoas não é algo complicado de se fazer. O mais difícil na gestão de pessoas não são os recursos financeiros ou tecnológicos, o difícil mesmo é a mudança de mentalidade, principalmente de quem está no poder dentro desse sistema.


Veja o original em: http://www.pontomarketing.com/gestao/3-sintomas-de-empresas-que-nao-valorizam-seus-funcionarios/#ixzz1DyN7EQnR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário