quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Aula 10 Fev 2011 – Prof. Thiago

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II

LER/DORT

1 - Como o projeto de trabalho pode minimizar aspectos negativos da divisão do trabalho?

R – Definindo com precisão e equilíbrio as tarefas para cada setor da organização. Desta forma os recursos humanos, gerenciais e financeiros entre outros serão otimizados permitindo economia e consequente maior lucratividade.

2 - Por que a LER/DORT é tão prejudicial para a organização?

R – Porque traz prejuízos que podem refletir-se em todas as áreas da organização. Estes prejuízos que afetam inicialmente a saúde das pessoas. A LER quando não tratada de forma preventiva, traz prejuízos administrativos, operacionais e consequentemente financeiros, atingindo diretamente a finalidade primordial das empresas que é a lucratividade.

3 - Como você alocaria a ginástica laboral no projeto do trabalho?

R – Atuando em três frentes sendo duas de forma preventiva. Primeiro informando, conscientizando e educando os funcionários sobre os sintomas e consequências. Segundo aplicando o uso da ginástica laboral. Por último identificando os possíveis casos já existentes e tratando no estágio inicial além de mapear as tarefas e departamentos que possuem maior incidência para nortear as ações preventivas.

4 - Disserte sobre a qualidade de vida no trabalho em um contexto de divisão do trabalho.

R – A LER/DORT é um distúrbio provocados que tem sua causa originada na má organização do trabalho, gerando jornadas extensas sem intervalos adequados, postura errada e outros como sedentarismo e baixa resistência e até mesmo atividades de lazer do cotidiano. A melhor forma de evitar é trabalhando preventivamente e tratando do problema em sua fase inicial. Isso pode ser realizado primeiramente informando aos funcionários, já que estudos realizados mostram que a maioria dos funcionários desconhecem a LER/DORT. Outra forma de ação preventiva é o uso da ginástica laboral realizada no ambiente de trabalho com sessões que duram de 10 a 15 minutos e que comprovadamente traz resultados positivos. Por último, tratando do distúrbio em sua fase inicial já que nos casos em fase adiantada podem causar até invalidez para o trabalho. A consequência da existência desta doença nas empresas é considerável e deve ser levada a sério pois ocasiona prejuízos como baixa produtividade nos mais diversos setores da empresa levando a prejuízos financeiros. Por isso o administrador ao desenvolver suas atividades deve priorizar o tratamento desta doença nas organização agindo preventivamente. Isso vai economizar dinheiro e tempo, fatores indispensáveis para uma boa gestão em qualquer empresa.


Mais informações sobre LER/DORT visite o site: http://www.mesp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário