sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Aula 25 Fev 2011 – De Maria


ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL


1 – ÉTICA
  • Campo do conhecimento, que trata da definição e avaliação do comportamento de pessoas e organizações.
  • Lida com o que pode ser diferente do que é, da aprovação ou repressão do comportamento observado em relação ao comportamento ideal.

2 – ABRANGÊNCIA DA ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO
  • Nível social da Ética (impacto no ambiente social inserido)
  • Nível do Stakeholder (parceiro)
  • Nível da administração e da política interna
  • Nível individual (princípios e valores de cada pessoa)

3 – CRIAÇÃO DE SISTEMAS DE VALORES
  • Valores são julgamentos a respeito do que é desejável e indesejável e oferecem justificativas para as decisões.
  • Os valores formam a base dos códigos de ética e orientam o comportamento. Eles são propostos por filósofos e por diversos tipos de líderes.
  • Algumas normas nascem de usos e costumes, do processo social de julgar comportamento e considerá-los certos ou errados e distinguir o vício da virtude pelos sentimentos de aprovação ou reprovação que inspiram.

4 – EVOLUÇÃO DA ÉTICA
  • As empresas evoluem no seu comportamento, já que os valores da sociedade evoluem ao longo do tempo. O que antes era inaceitável, poderá tornar-se natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário