ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
1 – ÉTICA
- Campo do conhecimento, que trata da definição e avaliação do comportamento de pessoas e organizações.
- Lida com o que pode ser diferente do que é, da aprovação ou repressão do comportamento observado em relação ao comportamento ideal.
2 – ABRANGÊNCIA DA ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO
- Nível social da Ética (impacto no ambiente social inserido)
- Nível do Stakeholder (parceiro)
- Nível da administração e da política interna
- Nível individual (princípios e valores de cada pessoa)
3 – CRIAÇÃO DE SISTEMAS DE VALORES
- Valores são julgamentos a respeito do que é desejável e indesejável e oferecem justificativas para as decisões.
- Os valores formam a base dos códigos de ética e orientam o comportamento. Eles são propostos por filósofos e por diversos tipos de líderes.
- Algumas normas nascem de usos e costumes, do processo social de julgar comportamento e considerá-los certos ou errados e distinguir o vício da virtude pelos sentimentos de aprovação ou reprovação que inspiram.
4 – EVOLUÇÃO DA ÉTICA
- As empresas evoluem no seu comportamento, já que os valores da sociedade evoluem ao longo do tempo. O que antes era inaceitável, poderá tornar-se natural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário