terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Orçamento Empresarial - Aula 22 Fev 2011

1 – ORÇAMENTO DE VENDAS
O orçamento de vendas representa a base de todas as demais peças orçamentárias, pois com base nas quantidades vendidas se definirá a quantidade a ser produzida no caso de uma indústria (orçamento de produção), a partir essa quantidade a ser produzida, bem como o nível de estoques desejados se obtém a quantidade de matéria-prima e matérias auxiliares a se comprada (orçamento de compras). No caso do comércio, o orçamento e vendas, juntamente com o nível de estoque desejado, dão suporte à aquisição das mercadorias a serem revendidas sem a necessidade de um orçamento de produção.
Com o orçamento de vendas, em conjunto com o orçamento de despesas obtém-se a Demonstração do resultado Projetado.
    1. CONCEITO
      Orçamento de vendas segundo Sá e Moraes (2005, p. 81), é a projeção de vendas mês a mês, medidas em unidades monetárias, ao longo do período orçado.

    2. OBJETIVOS
      O orçamento de vendas objetiva evidenciar o faturamento de curto e ongo prazo, com base no crescimento histórico, no crescimento esperado da empresa, do setor ou da economia como um todo, a perspectiva de modificação da fatia do mercado da empresa, no uso de previsão de vendas dos analistas ou do comitê orçamentário, no uso de determinantes de crescimento de vendas.

    3. CARACTERÍSTICAS
      - As quantidades físicas e os valores das vendas por produtos;
      - O preço de venda unitário, que será praticado em cada unidade de negócio ou região;
      - As vendas por modalidades, tais como venda a vista, no crediário (em duas vezes, três vezes, com ou sem entrada), venda no cartão de crédito, vendas no consórcio, vendas com cheques pré-datados etc;
      - As formas de distribuição de seus produtos, tais como: venda direta, no atacado, no varejo, venda por representantes, por internet etc.

2 – EXERCÍCIO
2.1 A empresa Iluminarte deseja montar o orçamento de vendas para o exercício de X2 a partir das vendas realizadas no exercício anterior (X1), observando os itens abaixo:
  • Na reunião do gerente de vendas e com o Diretor Geral, ficou decidido:
    1. O percentual de crescimento anual de 20% das vendas em relação o ano anterior;
    R-  R$ 357.739,20
    2. Em relação a forma de agamento, 70% a prazo e 30% a vista;
    R-  
    A Prazo (70%) = R$ 246.960,00 + (juros de 2% = 4.939,20) = Total R$ 251.899,20
    A Vista  (30%) = R$ 105.840,00
    3. As vendas a prazo tem o acréscimo de juros de 2% a.a.
    R- Os  juros de 2% correspondem a R$ 4.939,20


    Obs: os valores acima foram encontrados com cálculo baseado nos valores sem arredondamento e não na quantidade de produtos conforme realizado pela professora.
    Porém, como ela mesma afirmou em sala, ambos chegam aos mesmos valores.
VENDAS REALIZADAS EM X1
Meses
Quantidades
PV - R$
Total - R$
Jan
70
150,00
10.500,00
Fev
80
150,00
12.000,00
Mar
100
150,00
1.500,00
Abr
120
150,00
18.000,00
Mai
300
150,00
45.000,00
Jun
200
150,00
30.000,00
Jul
310
150,00
46.500,00
Ago
150
150,00
22.500,00
Set
70
150,00
10.500,00
Out
90
150,00
13.500,00
Nov
120
150,00
18.000,00
Dez
350
150,00
52.500,00
Total
1960
150,00
294.000,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário