quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Aula 08 Fev 2011 – Prof. Valéria

CONTABILIDADE GERENCIAL


CONCEITO
É o ramo da contabilidade que tem por objetivo fornecer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em suas funções gerenciais.


OBJETIVOS
Discutir a otimização do processo de comunicação enquanto instrumento da contabilidade gerencial.


FINALIDADE
Municiar o administrador com informações precisas e objetivas.

A contabilidade gerencial preenche uma lacuna produzindo informações objetivas, úteis e relevantes através da combinação de contabilidade financeira com várias áreas do conhecimento de negócios.


DESAFIO E IMPORTÂNCIA
O desafio da CG é contribuir para o aperfeiçoamento da interpretação desse ambiente empresarial. Passa pelo processo de coleta, mensuração, interpretação culminando no processo de informação.

As empresas que utilizam um sistema de contabilidade gerencial possuem um diferencial, podendo planejar, analisar probabilidades antecipando possíveis problemas.

O papel da contabilidade torna-se mais importante nas economias modernas dado a sua complexidade. Considerando a escassez dos recursos, temos de escolher as melhores alternativas e para identificá-los são necessários dados contábeis.


CONTABILIDADE GERENCIAL E FINANCEIRA
Contabilidade gerencial é voltada para a própria organização e a financeira presta informações a terceiros.

(ver tabela comparativa)

A administração financeira lida com decisões sobre planejamento a fim de ao objetivo de maximizar a riqueza dos sócios.


SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE CUSTOS E DESEMPENHO

O novo ambiente demanda informações mais relevantes relacionadas a custos e desempenho de atividades. As principais empresas estão utilizando sistemas de custeio aperfeiçoado para:

  • Projetar produtos que correspondam as expectativas dos clientes
  • Sinalizar onde é necessário realizar aprimoramentos
  • Orientar o MIX de produtos
  • Escolher fornecedores
  • negociar preços características dos produtos, qualidade, entrega e serviço com clientes
  • Estruturar processos eficientes e eficazes de distribuição e serviços para os mercados e público-alvo


SISTEMAS DE CUSTEIO
São necessários ara realizar três funções principais:

  • Avaliar estoques -
  • Estimar as despesas
  • Feedeback

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