EXERCICIO/REVISÃO
( OBJETIVOS E DESAFIOS EMPRESARIAS – CAP 5)
- OS OBJETIVOS PODEM SER CONCEITUADOS COMO O ESTADO OU SITUAÇÃO QUE O EXECUTIVO PRETENDE ALCANÇAR. EXPLIQUE QUAL O REAL VALOR DOS “OBJETIVOS” PARA A ORGANIZAÇÃO.
Os objetivos são considerados os resultados a serem alcançados pela organização, as metas estabelecidas no sentido de crescimento da organização.
- POR QUE PODEMOS AFIRMAR QUE UMA EMPRESA NÃO TEM OBJETIVOS, POIS É UMA ENTIDADE JURIDICA E SEM VONTADE PROPRIA?
Porque a empresa são as pessoas que compõem a organização.
- ENUMERE AS PRINCIPAIS FINALIDADES DOS OBJETIVOS EMPRESARIAIS.
- Fornecer as pessoas um sentimento de seu papel na empresa;
- Dar consistência a tomada de decisão
- Estimular o empenho a realização baseado em resultados esperados.
- Fornecer a base para o controle e as ações corretivas.
- CARACTERIZE OS OBJETIVOS E DESAFIOS EMPRESARIAIS.
HIERARQUICOS: Os objetivos e desafios principais devem ser dispostos em escalas hierárquicas, demonstrando quais são prioritários.
QUANTITATIVOS: Sempre que possível, devem ser expressos como quantitativos ou operacionais.
REALISTAS: Fazer uma analise de swot na organização, bem como dos recursos da empresa.
CONSISTENTES: Uma empresa pode estar buscando vários objetivos e desafios importantes de uma só vez, mas estes devem ser consistentes entre si.
- EXISTEM INTERAÇÕES VERTICAIS E HORIZONTAIS NO TRATAMENTO DOS OBJETIVOS E DESAFIOS DA EMPRESA?
Vertical: Quando a empresa passa a produzir um novo produto, que se encontra entre mercado de matéria prima e o consumidor final. (empresas do mesmo segmento)
Horizontal: Associação entre empresas similares aumento da sinergia comercial.
- QUAL A IMPORTANCIA DO ASPECTO PSICOLOGICO NO ESTABELECIMENTO DOS OBJETIVOS?
O elemento psicológico envolve valores, atitudes, motivações e desejos dos indivíduos.
- QUAIS OS PRINCIPAIS CRITÉRIOS UTILIZADOS NA DETERMINAÇÃO DOS OBJETIVOS?
- Determinístico
- Probabilístico
- Qualitativo
- Logística
- POR QUE O ESTABELECIMENTO DOS OBJETIVOS E DESAFIOS É CONSIDERADO UM PROCESSO CRIATIVO?
- Envolve concepção de vários objetivos e desafios compatíveis,
- Exigem consistência (recursos, ambiente
- Envolve análise de relação custo x beneficio
- Envolve liberdade para se cometerem erros
- ENUMERE OS BENEFICIOS PROPORCIONADOS APÓS A DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS.
- Direcionamento dos esforços
- Melhor estabelecimento das prioridades
- Motivação pela maior participação
- Maior conhecimento da Empresa
- EXPLIQUE AS 4 PERSPECITVAS AVALIDADA NA FERRAMENTA BALANCE SCORRECARD.
- FINANCEIRA: Como estamos indo na perspectivas das pessoas fora que estão interessados nos resultados da empresa:
- CLIENTES: Como nossos clientes nos vêem:
- PROCESSOS: No que devemos ser realmente bons
- APRENDIZADO: Podemos continuar melhorando e adicionando valor:
EXERCICIO
(ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS CAP- 6)
- CONCEITUE ESTRATÉGIA.
É definida como um caminho, ou maneira, ou ação formulada e adequada para alcançar, preferencialmente de maneira diferenciada e inovadora, as metas, os desafios e os objetivos estabelecidos, no melhor posicionamento da empresa perante seu ambiente, onde estão os fatores não controláveis.
- AS ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS PODEM SER CLASSIFICADAS QUANTO A AMPLITUDE A CONCENTRAÇÃO. RELACIONE E EXPLIQUE OS TIPOS POSSIVEIS PARA CADA CLASSIFICAÇÃO.
Quanto a Amplitude:
MACROESTRATÉGIA: Corresponde á ação que a empresa vai tomar perante o ambiente.
ESTRATÉGIA FUNCIONAL: Corresponde a forma de atuação de uma área funcional da empresa, normalmente correlacionada ao nível tático da empresa.
MICROESTRATÉGIA OU SUBESTRATÉGIA: Corresponde a forma de atuação operacional, normalmente correlacionada a uma meta da empresa.
Quanto a Concentração:
ESTRATEGIA PURA: Na qual se tem o desenvolvimento especifico de uma ação ou uma área de atividade.
ESTRATÉGIA CONJUNTA: Corresponde a uma combinação de estratégias.
- ESTABELECA AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE AS ESTRATÉGIAS DE SOBREVIVENCIA X ESTRATÉGAIS DE MANUTENÇAO. EXIMPLIFIQUE.
ESTRATÉGIAS DE SOBREVIVENCIA: Estão relacionadas a situações inadequadas da empresa (alto índice de pontos fracos internos e ameaças externas), utiliza as estratégias de redução de custos, desinvestimentos e liquidação do negócio.
ESTRATÉGIAS DE MANUTENÇÃO: Este tipo de estratégia ocorre quando a empresa tem predominantes ameaças, mas possuem pontos fortes (disponibilidade financeira, recursos humanos, tecnologias etc.), as estratégias utilizadas são de estabilidade, nicho e estratégia de especialização.
- EM QUE COMISSÕES/SITUAÇÕES AS ESTRATÉGIAS CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO PODEM SER APLICADOS?
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO: Normalmente, o executivo procura, nesta situação, lançar novos produtos e serviços, aumentar o volume de vendas etc.
ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO: Para o desenvolvimento da empresa nos eixos mercadológico e tecnológicos, permitindo ao executivo construir novos negócios no mercado.
- O QUE REPRESENTAM AS ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS:
São as estratégias relacionadas a todos os setores da empresa no sentido de formular os objetivos da empresa dentro de cada área como: estratégia marketing, financeiras, produção, recursos humanos.
- QUE ASPECTOS/ FATORES DEVEM SER CONSIDERADOS DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇAO DAS ESTRATÉGIAS EMPRESARIAS.
- A Empresa, com seus recursos, seus pontes fortes, fracos ou neutros, bem como sua visão, missão, propósitos, objetivos, desafios, metas e políticas;
- O ambiente;
- A integração entre a empresa e seu ambiente visando à melhor adequação possível.
- QUAL O PAPEL DO EXECUTIVO NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS?
O executivo tem papel fundamental no sentido de repassar aos colaboradores os objetivos da empresa, estimulando os mesmos a terem autonomia e comprometimento para alcançar as metas da organização.
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