MERCADO DE CAPITAIS
Conjunto de operações de transferência de recursos financeiros, efetuadas entre os agentes poupadores, investidores, que por um meio de intermediários financeiros, sendo que quanto mais desenvolvida é uma economia, mais ativo é o seu mercado de capitais.
- Constituído pelas bolsas, corretoras de valores e outras instituições financeiras. Autorizadas (banco múltiplo com carteira de investimento, banco investimento).
- Principal título negociado: ação/debênture.
1 - Para operar no mercado secundário de ações é necessário que o investidor dirija-se a uma corretora de valores, onde funcionários especializados poderão fornecer os mais diversos esclarecimentos e orientação na seleção do investimento de acordo com os objetivos definidos pelo aplicador.
2 – Se o investidor pretender adquirir ações de emissão nova, ou seja, no mercado primário, o investidor deverá procurar um banco, uma corretora de valores ou uma distribuidora de valores mobiliários que participem do lançamento das ações pretendidas.
AÇÕES
- Título de renda variável emitido pelas sociedades anônimas que apreentam a menor fração do capital da empresa emissora.
- O investidor de ações é um coproprietário da sociedade anônima, na qual é acionista, participando de seus resultados.
- São conversíveis em dinheiro a qualquer momento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário