Planejamento Estratégico - Continuação
3. IMPORTÂNCIA
Instrumento administrativo facilitador e otimizador.
4. TIPOS DE ESTRATÉGIAS
Estabelecidas de acordo com a situação
ESTRATÉGIAS DE SOBREVIVÊNCIA
Ocorre quando a empresa e o ambiente estão em situação inadequada ou apresentam perspectivas “caóticas”.
- Redução de Custos – Mais utilizados em períodos de recessão. Consiste na redução de: Pessoal, Níveis de Estoque, Melhorar a Produtividade.
- Desinvestimento – Mais comum as ampresas que apresentam conflito nas linhas de produtos.
- Liquidação do Negócio – Mais frequente em organizações que se dedicam a um único negócio/produto.
ESTRATÉGIAS DE MANUTENÇÃO
Ocorre em um ambiente com predominância de ameaças; todavia resultados positivos acumulados, permite a manutenção da posição.
Caracteriza por atitudes defensivas diante das ameaças.
- De Estabilidade – Procura a manutenção do estado de equilíbrio.Capacidade Produtiva X Inserção no Mercado
- Estratégia de Nicho – A empresa procura dominar um segmento de mercado, concentrando seus esforços e recursos ara preservar algumas vantagens competitivas. (mercados, clientes, tecnologias...)
- Estratégia de Especialização – A empresa procura conquistar ou manter a liderança no mercado.Serviços X Segmentos
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO
- De Inovação – Antecipar-se aos concorrentes.
- Internacionalização - Estende suas atividades fora do país de origem.
- Joint Venture – Associa-se a outra empresa para “produzir” um produto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário