FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA
A empresa deve considerar:
- Seus recursos; pontos fortes e fracos
- O ambiente (externo)
- A integração da empresa com o ambiente
Para MINTZBERG
- A estratégia evolui com o tempo (autalização rotineira)
- As decisões estratégicas não são programadas para Keeney, a complexidade das estratégias está correlacionada... (o futuro traz sempre incertezas)
- Múltiplos objetivos hierárquicos
- Existência de objetivos intangíveis
- Influência de diferentes grupos da empresa
- Incidência de risco e incerteza
- Aspecto interdisciplinar (integração das funções dentro da empresa)
IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
- Deve identificar-se com os profissionais da empresa
- Deve ser consistente com o ambiente e com os pontos fortes
- Deve equilibrar o risco mínimo com o máximo potencial de lucros
O EXECUTIVO
- Deve estar certo de que não haverá sobrecarga funcional (sobrecarga de trabalho)
- Conter ondas de choque da estratégia
- Dedicar atenção as questões de integração
- Comunicar-se de cima – baixo - cima
AVALIAÇÃO – Deve estar adequada aos aspectos internos/externos, valores, visão missão, cenários, propósitos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário