segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Aula 17 Out 2011 – Planejamento Estratégico – Prof. Alexandre


FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA

A empresa deve considerar:
  • Seus recursos; pontos fortes e fracos
  • O ambiente (externo)
  • A integração da empresa com o ambiente

Para MINTZBERG
  • A estratégia evolui com o tempo (autalização rotineira)
  • As decisões estratégicas não são programadas para Keeney, a complexidade das estratégias está correlacionada... (o futuro traz sempre incertezas)
  • Múltiplos objetivos hierárquicos
  • Existência de objetivos intangíveis
  • Influência de diferentes grupos da empresa
  • Incidência de risco e incerteza
  • Aspecto interdisciplinar (integração das funções dentro da empresa)

IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA

  • Deve identificar-se com os profissionais da empresa
  • Deve ser consistente com o ambiente e com os pontos fortes
  • Deve equilibrar o risco mínimo com o máximo potencial de lucros


O EXECUTIVO
  • Deve estar certo de que não haverá sobrecarga funcional (sobrecarga de trabalho)
  • Conter ondas de choque da estratégia
  • Dedicar atenção as questões de integração
  • Comunicar-se de cima – baixo - cima
AVALIAÇÃO – Deve estar adequada aos aspectos internos/externos, valores, visão missão, cenários, propósitos...




    Nenhum comentário:

    Postar um comentário