quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Aula 06 Out 2011 – Planejamento Estratégico – Prof. Alexandre

Planejamento Estratégico - Continuação

ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO
Ênfase nos pontos fortes internos e nas oportunidades externas.
  • DESENVOLVIMENTO DE MERCADO – Busca aumento de vendas através de novos mercados
  • DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS – Busca aumento de vendas através dp aprimoramento dos produtos
  • DESENVOLVIMENTO FINANCEIRO – Quando duas empresas associam-se, sendo uma com poucos recursos financeiros, e a segunda com grandes oportunidades.
  • DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES – Quando uma empresa deficiente em tecnologia associa-se a outra com tecnologia desenvolvida
  • DESENVOLVIMENTO DE ESTABILIDADE – Quando as empresas buscam a associação objetivando a estabilidade mercadológica.
  • DIVERSIFICAÇÃO
        • HORIZONTAL – Asociação entre empresas similares
          Aumento da sinergia comercial
        • VERTICAL – Quando a empresa passa a produzir um novo produto, que se encontra entre seu mercado de matéria-prima e o consumidor final.
        • CONCÊNTRICA - Trata-se da diversificação da linha, com aproveitamento da mesma tecnologia ou força de vendas
        • CONGLOMERADO – Diversificação de negócios em que a empresa não aroveitará a mesma tecnologia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário