segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Aula 03 Out 2011 – Planejamento Estratégico – Prof. Alexandre

Planejamento Estratégico - Continuação

3. IMPORTÂNCIA
Instrumento administrativo facilitador e otimizador.


4. TIPOS DE ESTRATÉGIAS
Estabelecidas de acordo com a situação

ESTRATÉGIAS DE SOBREVIVÊNCIA
    Ocorre quando a empresa e o ambiente estão em situação inadequada ou apresentam perspectivas “caóticas”.
  • Redução de Custos – Mais utilizados em períodos de recessão. Consiste na redução de: Pessoal, Níveis de Estoque, Melhorar a Produtividade.
  • Desinvestimento – Mais comum as ampresas que apresentam conflito nas linhas de produtos.
  • Liquidação do Negócio – Mais frequente em organizações que se dedicam a um único negócio/produto.

ESTRATÉGIAS DE MANUTENÇÃO
    Ocorre em um ambiente com predominância de ameaças; todavia resultados positivos acumulados, permite a manutenção da posição.
    Caracteriza por atitudes defensivas diante das ameaças.
  • De Estabilidade – Procura a manutenção do estado de equilíbrio.
    Capacidade Produtiva X Inserção no Mercado
  • Estratégia de Nicho – A empresa procura dominar um segmento de mercado, concentrando seus esforços e recursos ara preservar algumas vantagens competitivas. (mercados, clientes, tecnologias...)
  • Estratégia de Especialização – A empresa procura conquistar ou manter a liderança no mercado.
    Serviços X Segmentos

ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO
  • De Inovação – Antecipar-se aos concorrentes.
  • Internacionalização - Estende suas atividades fora do país de origem.
  • Joint Venture – Associa-se a outra empresa para “produzir” um produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário