segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Aula Mercado de Capitais – 18 Nov 2011 – Prof. Robert

MACROCLASSIFCAÇÃO DOS FUNDOS

1 – FUNDO DE RENDA FIXA - São aqueles composts em sua maioria por aplicações em títulos que tem uma taxa de retorno fixa.

2 – FUNDO DE RENDA VARIÁVEL – São aqueles cuja composição em sua maior parte é de aplicações e títulos/ações, cuja taxa de retorno e variável e portanto depende de seu desempenho no mercado.

3 – FUNDO ABERTO – São restáveis a qualquer momento, junto ao administrador do fundo, tendo prazo indeterminado, não havendo limite para o número de quotistas.

4 – FUNDO FECHADO – As cotas não são resgatáveis junto ao emissor, entretanto negociáveis na bolsa de valores, tendo um número de quotistas limitado pelo seu estatuto e um prazo determinado de duração (determinado).

    Conforme a composição de sua carteira, foram classificados nessa primeira consolidação em 7 classes: (existem outras classes + ou 10 a 15)

  1. Curto Prazo
  2. Renda Fixa
  3. Cambiais
  4. Ações
  5. Dívida Externa
  6. Multimercado
  7. Referenciado


1 – Curto Prazo
Os fundo classificados nesta classe devem aplicar seus recursos exclusivamente em títulos públicos federais ou privados, prefixados ou indexados a taxa SELIC ou a outra taxa de juros. Prazo máximo 360 dias

2 – Renda Fixa – Cambiel – Ações
Os fundo classificados nestas classe caracterizam-se a partir do principal fator de risco associado a carteira.

Fundo
Fator
Renda Fixa
Variação da taxa de juros ou a variação do índice de preço
Cambial
Variação da taxa de câmbio da moeda estrangeira
Ações
Variação do preço das ações admitidas à negociação no mercado da bolsa de valores

Nenhum comentário:

Postar um comentário