segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Aula 19 Set 2011 – Planejamento Estratégico – Prof. Alexandre

(Segunda Etapa)

OBJETIVOS E DESAFIOS EMPRESARIAIS

OBJETIVOS podem ser considerados como estado ou stuação futura que se pretende alcançar.

Podem ser Geral/Específico

DESAFIO refere-se a quantificação, com prazos definidos do objetivo estabelecido.
O desafio é mais abrangente que a meta

META – Etapa/Passo, quantificado, para alcançar o objetivo.

Antes de determinar os desafios, o executivo deve verificar se os objetivos:

  • Estão claros, divulgados, entendidos e aceitos.
  • São mensuráveis
  • Estão correlacionados aos fatores internos/externos
  • O sistema de controle/avaliação está adequado
  • As prioridades estão definidas

Uma empresa por si não pode ter objetivos, pois é uma entidade jurídica e sem vontade própria.
A empresa depende do comportamento e necessidades das pessoas que compõem a empresa. Ou seja comportamento e motivação.

IMPORTANTE
  • Os objetivos expressam valores culturais.
  • Os executivos e colaboradores identificam-se com os valores de seu grupo de trabalho.

FINALIDADES
    • Fornecer às pessoas um sentimento de seu papel na empresa
    • Dar consistência a tomada de decisão
    • Estimular o empenho e a realização baseada em resultados esperados
    • Fornecer a base para o controle e as ações corretivas

CARACTERÍSTICAS
    • Hieráquicos
    • Quantitativos
    • Realistas
    • Consistentes
    • Motivadores
    • Decisórios
    • Utilitários

Nenhum comentário:

Postar um comentário