1 – ORÇAMENTO DE VENDAS
O orçamento de vendas representa a base de todas as demais peças orçamentárias, pois com base nas quantidades vendidas se definirá a quantidade a ser produzida no caso de uma indústria (orçamento de produção), a partir essa quantidade a ser produzida, bem como o nível de estoques desejados se obtém a quantidade de matéria-prima e matérias auxiliares a se comprada (orçamento de compras). No caso do comércio, o orçamento e vendas, juntamente com o nível de estoque desejado, dão suporte à aquisição das mercadorias a serem revendidas sem a necessidade de um orçamento de produção.
Com o orçamento de vendas, em conjunto com o orçamento de despesas obtém-se a Demonstração do resultado Projetado.
- CONCEITOOrçamento de vendas segundo Sá e Moraes (2005, p. 81), é a projeção de vendas mês a mês, medidas em unidades monetárias, ao longo do período orçado.
- OBJETIVOSO orçamento de vendas objetiva evidenciar o faturamento de curto e ongo prazo, com base no crescimento histórico, no crescimento esperado da empresa, do setor ou da economia como um todo, a perspectiva de modificação da fatia do mercado da empresa, no uso de previsão de vendas dos analistas ou do comitê orçamentário, no uso de determinantes de crescimento de vendas.
- CARACTERÍSTICAS- As quantidades físicas e os valores das vendas por produtos;- O preço de venda unitário, que será praticado em cada unidade de negócio ou região;- As vendas por modalidades, tais como venda a vista, no crediário (em duas vezes, três vezes, com ou sem entrada), venda no cartão de crédito, vendas no consórcio, vendas com cheques pré-datados etc;- As formas de distribuição de seus produtos, tais como: venda direta, no atacado, no varejo, venda por representantes, por internet etc.
2 – EXERCÍCIO
2.1 A empresa Iluminarte deseja montar o orçamento de vendas para o exercício de X2 a partir das vendas realizadas no exercício anterior (X1), observando os itens abaixo:
- Na reunião do gerente de vendas e com o Diretor Geral, ficou decidido:1. O percentual de crescimento anual de 20% das vendas em relação o ano anterior;
R- R$ 357.739,202. Em relação a forma de agamento, 70% a prazo e 30% a vista;
R-
A Prazo (70%) = R$ 246.960,00 + (juros de 2% = 4.939,20) = Total R$ 251.899,20
A Vista (30%) = R$ 105.840,003. As vendas a prazo tem o acréscimo de juros de 2% a.a.
R- Os juros de 2% correspondem a R$ 4.939,20
Obs: os valores acima foram encontrados com cálculo baseado nos valores sem arredondamento e não na quantidade de produtos conforme realizado pela professora.
Porém, como ela mesma afirmou em sala, ambos chegam aos mesmos valores.
- VENDAS REALIZADAS EM X1MesesQuantidadesPV - R$Total - R$Jan70150,0010.500,00Fev80150,0012.000,00Mar100150,001.500,00Abr120150,0018.000,00Mai300150,0045.000,00Jun200150,0030.000,00Jul310150,0046.500,00Ago150150,0022.500,00Set70150,0010.500,00Out90150,0013.500,00Nov120150,0018.000,00Dez350150,0052.500,00Total1960150,00294.000,00
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